Autenticação Centralizada

A autenticação centralizada é uma iniciativa da Superintendência de Governança Eletrônica e Tecnologia da Informação e Comunicação – SeTIC que visa a unificação do processo de autenticação, convergindo para uma forma única de acesso aos sistemas.

A maioria dos novos sistemas desenvolvidos pela SeTIC estão utilizando a autenticação centralizada, onde, após autenticado uma única vez, o usuário terá acesso a vários sistemas, sem precisar se autenticar novamente, graças a tecnologia de single sign-on (SSO).

Aos poucos a SeTIC está migrando o restante dos seus sistemas para essa nova forma de acesso, com intuito de fornecer um acesso único e integrado ao usuário, seja este técnico adminstrativo, docente, aluno ou outros membros da comunidade universitária.

UFSC
Autenticação

Dúvidas de Acesso

Atualmente o acesso aos sistemas da UFSC é feito de acordo com o vínculo que você tem com a universidade, o que, dependendo da aplicação que estás a acessar, pode ser escolhido na opção "Tipo de acesso".

- Se você é aluno da graduação, poderá ter acesso aos sistemas através da sua matrícula do curso (8 dígitos).
- Se você é aluno da pós-graduação, poderá ter acesso aos sistemas através de sua matrícula da pós-graduação (9 dígitos).
- Se você é técnico administrativo ou docente, utilize o seu SIAPE (7 dígitos), número que está presente em seu contracheque.
- Se você é intercambista, aluno da comunidade (disciplina isolada/ouvinte) ou outro caso que aplique, utilize a opção 'Cadastro Especial' e se identifique com sua matrícula, CPF ou e-mail
- Caso você tenha um idUFSC (http://idufsc.ufsc.br), poderá utilizá-lo também para acessar a maioria dos sistemas desenvolvidos pela SeTIC

Caso tenha esquecido sua senha, você poderá recuperá-la. Primeiramente escolha o seu vínculo na opção "Tipo de acesso" e em seguida selecione a opção "Esqueci minha senha". Este procedimento exige que você tenha um e-mail cadastrado, pois este será utilizado para você recuperar sua senha.
Caso não tenha um e-mail cadastrado ou este esteja errado, siga as instruções presentes da tela de "Esqueci minha senha", que permitirão que você entre em contato com o setor competente.